Bocadinhos de mim

Mundo fit

Olá meus queridos.

Hoje venho falar de um assunto que ultimamente me anda a incomodar.

Neste “mundo fit” há milhares de opiniões, de tipos de alimentação, de treinos etc.

Se há coisa que me chateia é primeiro: impor a(s) sua(s) escolha aos outros (porque claramente é a melhor) ou andar com falsos moralismos.

Hoje como intuitivamente introduzindo certo “treats” quando me apetece (tipo ferrero rocher :p).

Pessoalmente já fiz vários tipos de alimentação: alimentação quase só exclusiva de legumes, alimentação hiperproteica, contar calorias (pseudo IIFYM).

O que se vê hoje em dia é uma constante crítica a certos tipos de alimentação espelhando a superioridade da sua escolha. Isso chateia-me porque se uma pessoa é feliz e é saudável com a sua escolha para que impor ou denegrir?

Isto veio a propósito de ouvir coisas no Instagram como “o pão é cheatmeal“… O quê?!?! As pessoas não têm noção mesmo. Se têm uma grande visibilidade e projecção deviam medir mais o que dizem. Digo isto porque várias pessoas vieram ter comigo em pânico a perguntar se o pão fazia mal! Caramba, mas será que isto é normal? Dizer que um alimento que é composto por água, farinha, fermento e sal é nocivo para a nossa saúde?

A mesma coisa em relação ao leite e derivados – lactose portanto e ao tão temido gluten. Por favor, se não são celíacos ou intolerantes à lactose e gostam de beber leite, comer queijo, iogurtes etc comam. Comam trigo, centeio etc se não vos faz mal. Não sigam modas só porque sim, se de facto têm dúvidas se têm alguma intolerância experimentem, testem e depois sim, excluam algum alimento ou substância que vos cause mau estar.

O mesmo se passa em relação aos suplementos. Vemos por aí muita gente a dizer tomem isto, tomem aquilo, CLA’s, Glutamina, Termogénicos and so on… Vão competir? Provavelmente não. Fazem desporto porque gostam e querem ser saudáveis e activos? Então alimentem-se direito e sejam felizes.

O que falta neste “mundo fit” é bom senso e equilíbrio. Sejam felizes e saudáveis com as vossas escolhas e ignorem o resto.

Equilíbrio, moderação e tolerância é o que falta neste nosso mundo (fit e não fit).

Fiquem bem.

Beijinhos,

Inês 

12 opiniões sobre “Mundo fit

  1. Olá Ines! Concordo contigo e olha que para lá de formação em nutrição, já fui das que experimentou todo o tipo de “dietas”…
    Também tenho dado por mim a pensa no mesmo, fruto de uma troca de galhardetes de um administrador de um grupo (super fanático pela sua ideologia), com uma nutricionista de provas dadas. Não precisamos de impor nada aos outros, não há alimentos bons e maus, há equilíbrio! Custa me ouvir falar em cheat meal…custa me ouvir que o pão faz mal…que o arroz e a batata engorda!!! As redes sociais estão a empolar muita coisa e há que ter muito cuidado com o que se vê, lê…há quem seja demasiado influenciável e depois surgem os desiquilibrios. Isto dava pano para mangas, mas cabe nos alertar. Beijinhos e obrigada

    Liked by 1 person

  2. Subscrevo na totalidade! Fico piursa com certas coisas que as celebridades escrevem/dizem nas redes sociais, são tão fundamentalistas! E o pior é que as pessoas tomam tudo o que elas dizem como verdades absolutas… enfim!!

    Gostar

  3. É muito preocupante quando se vê tanta gente com menos conhecimentos a seguir t-o-d-a-s as modas na alimentação, a comprar todos os suplementos porque a pessoa x que seguem é representante da marca, ou mesmo a colocar questões (de elevada seriedade) a essa mesma pessoa x que não tem qualquer formação como nutricionista.

    E é também assustador ver como pessoas tipo a pessoa x vêem posteriormente mostrar as mensagens com as dúvidas e o grande esclarecimento que deram (aka impingir produtos).

    E por isto eu acrescentava “discernimento” ao teu “Equilíbrio, moderação e tolerância”.

    Gostei muito 🙂 *

    Gostar

Deixe um comentário