Bocadinhos de mim · Receita

Um convite e uma receita

Há uns tempos recebi uma mensagem no Instagram da Maria Joana do blog  Limited Edition. Curiosamente já seguia o blog antes de entrar no mundo “fit“.

Desde que comecei a preocupar-me com a alimentação que comecei a gostar de cozinhar, a fazer experiências e a ter sucessos e desgraças culinárias. Portanto comecei a seguir imensos blogs de culinária não só de fora mas portugueses. O Limited Edition era um deles. Com isto já estão a ver a minha alegria quando a querida Maria Joana me convidou para partilhar uma receita para o participar no Desafio Receita Saudável. Pus-me logo a pensar em mil e uma receitas mas nenhuma me parecia boa ou apelativa o suficiente (overthinking I know). Queria fazer uma coisa que todas as pessoas pudessem fazer sem ter de recorrer a ingredientes complicados.

Claro que o tempo foi passando e eu sem uma ideia que me deixasse satisfeita, porque queria mesmo que fosse uma coisa simples mas que toda a gente conseguisse fazer sem recorrer a grandes ingredientes.

Até que num domingo em que tinha tudo menos tempo para experiências e cozinhados (visto que tenho de arrumar tudo o que consegui acumular em 6 meses a viver em Lisboa – e acreditem no meu poder de acumulação) resolvi aproveitar o forno ligado e fazer uma receita.

A receita é extremamente simples com 3 ingredientes basicamente, sendo dois deles básicos na minha alimentação: couve-flor e claras. As medidas deram os bolinhos que vêm nas fotografias e foram o acompanhamento de uma glamourosa lata de atum que comi entre arrumações.

Mas vamos mas é  passar a receita porque como sabem, escrever não é o meu forte.

Ingredientes:

175 gramas de couve-flor ralada e crua

60 gramas de claras (ou um ovo)

10/15 gramas de  linhaça moída

Temperos a gosto (usei sal, alho e uma mistura de ervas do Lidl)

Queijo opcional (mas já sabem que aqui a criança aproveita qualquer oportunidade para pôr queijo nas receitas)

Método:

Colocar numa taça 150 gramas da couve-flor ralada temperar com o que se quiser e juntar 60 gramas de claras de ovo. Triturar tudo com a varinha mágica.

Depois juntar os restantes 25 gramas de couve-flor e simplesmente envolver até que fique uma pasta moldável. Agora aqui é a parte opcional do queijo que podem juntar ou não. Eu juntei uma fatia gorda de Camembert com menos gordura do Lidl a metade da massa.

Agora a parte mais “trabalhosa” da receite formar os bolinhos. Eu fiz como se fazem os bolinhos de bacalhau e com duas colheres de sopa moldei e pus em cima de papel vegetal. O forno estava pré-aquecido de outros cozinhados e meti-os lá dentro e regulei para 190 graus.

Fui vigiando e a dada altura quando já tinham alguma consistência virei-os para cozinharem do outro lado (todo este processo de virar aconteceu porque o meu forno aqui em Lisboa é péssimo e só tem grill. Passado uns 40 minutos os bolinhos estavam prontos. Deixei só um bocadinho no grill mesmo para tostarem ligeiramente.

Quando os tirei do forno fiquei super contente porque estavam deliciosos se bem que com um aspecto meio tosco. Mas como sabem as coisas bonitas são lindas de se ver mas mais importante é o sabor ahah (isto é só uma desculpa para os meus pratos descuidados e mal apresentados).

Espero que gostem e que esteja à altura do desafio Receitas Saudáveis. Mais uma vez foi um com prazer que participei no desafio que pretende promover uma alimentação simples e “saudável”. Se quiserem também participar neste desafio, basta enviarem um email para lim.edition2012@gmail.com.

Beijinhos,

Inês

IMG_7873IMG_7875IMG_7872

 

 

 

 

2 opiniões sobre “Um convite e uma receita

Deixe um comentário